Pensando em aproveitar as ofertas da Black Friday mas com medo de cair em golpes, não ter seu produto entregue, ter dor de cabeça com trocas ou outros problemas semelhantes? Uma iniciativa do Procon paulista pode te ajudar a escolher as lojas certas para aproveitar as ofertas. Ou, ao menos, ficar longe das lojas erradas.
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, responsável pelo Procon de São Paulo, organizou uma lista com mais de 500 estabelecimentos que recebem reclamações constantemente. A listagem dos estabelecimentos que tendem a infringir os direitos do consumidor é organizada por ordem alfabética do nome fantasia e traz outras informações úteis como os nomes dos responsáveis pela empresa, o CNPJ e se o site encontra-se desativado ou se segue recebendo a demanda dos clientes normalmente.
Especialmente para a Black Friday, a diretoria de fiscalização do Procon SP está, desde o mês de setembro, atenta às variações de preço dos artigos mais procurados pelos consumidores durante o evento, além de fiscalizarem também os estabelecimentos comerciais mais acessados pelo público. Houve o preparo prévio por parte da equipe de tecnologia para que o registro de queixas e reclamações seja ampliado para atender à demanda da Black Friday.
Para acompanhar as lojas que adiantam o evento e já oferecem descontos antes mesmo do dia 24 de novembro, o Procon vai começar o plantão de Black Friday às 19h da véspera (23) e seguirá acompanhando as reclamações dos consumidores até as 22h do dia seguinte (25).
O intuito das equipes do Procon é fiscalizar as falsas promoções com maquiagem de preços, a venda de produtos que não estejam em estoque, a falta de informações precisas ao público, entre outras violações ao Código de Defesa do Consumidor.
Fonte: Canaltech